UNIVERSIDADE ABERTA - MESTRADO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGIGA

Unidade Curricular: Relações Interpessoais-AICE (2011)

Ana Cristina Louro - Berta Bemhaja - Cidália Painço - Fernanda Rosado - Helena Inês - Maria José Martins

Introdução



Sofrer de bullying  e vilolência é ser diferente por natureza:
Gordo, negro, deficiente, mãe adolescente, homosexual,
minoritário...
Porque somos mais ou somos menos...
Sem confiança em nós próprios...
Fatalismo?
NÃO!
Existem respostas. Onde?
Em muitos lugares. Em muitas pessoas. Em nós!
Ana Cristina Louro (2011)


Onde ir buscar motivação...

Glee é uma série de televisão musical comédia-drama exibida no canal Fox nos Estados Unidos. Centra-se no Glee Club , o coro da escola, chamado de "New Directions" competindo no circuito de show coirs, enquanto os seus membros lidam com situações de relacionamento, sexualidade e questões sociais.
A história da série centra-se nos esforços do professor de espanhol Will Schuester, em reerguer o coral da escola William McKinley em Lima, Ohio, chamado de "Glee Club" (Clube do Coral), que no passado foi motivo de grande orgulho para todos os alunos na instituição. No entanto, a escola não tem recursos para sustentar o Glee Club, que a princípio é apenas frequentado por alunos pouco populares e excluidos.
Quem assiste a um episódio desta série percebe imediatamente o mundo que se cria numa escola do século XXI. A diversidade social e cultural é potenciadora de conflitos. O conflito é tomado como uma dimensão natural da existência humana (Morgado, 2009) e a sua boa gestão requer tempo, persistência e ajuda. Se for conduzida eficazmente pode constituir uma importante experiência de desenvolvimento pessoal (idem).

No contexto de Glee a mediação entre pares (contextualizada no clube "New Directions"), surge como um recurso naturalmente presente entre os elementos do clube, vitimas de bullying pelos outros alunos da escola.
Os projectos de vida dos membros deste clube encontram obstáculos na comunidade, mas também eco entre todos eles. O esforço em se afirmar como são (diferentes), passa por ser um acto de coragem perante a adversidade. Para o conseguirem contam com a ajuda de apenas duas personagens: o professor de espanhol e a psicologa da escola, que os motivam para a "aprendizagem de competências de resolução de problemas" para os ajudar a "construirem soluções mais positivas e mais pacificas para os seus conflitos" (idem).